O vice-presidente Hamilton Mourão negou hoje (4) que o Brasil tenha interesse em “explorar a Amazônia” com os Estados Unidos. Sua fala faz referência a uma cena do documentário “O fórum”, em que o presidente Jair Bolsonaro demonstra essa intenção num diálogo com o ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore.
“Essa aí é mais uma daquelas desinformações, quando se extrai de um mero contato feito pelo presidente Jair Bolsonaro, no Foro Mundial de Davos, no ano passado, que foi o primeiro evento internacional dele, uma tentativa de conversa em que ele procurou o ex-vice-presidente Al Gore. Não tem essa questão de explorar a Amazônia com os Estados Unidos”, afirmou durante o evento “Retomada Verde”, promovido pelo jornal O Estado de S. Paulo.
Num trecho do filme do diretor Marcus Vetter sobre os bastidores do Fórum Econômico Mundial de Davos de 2019, Bolsonaro dispara para Al-Gore: “Temos muita riqueza na Amazônia e eu adoraria explorar essa riqueza com os Estados Unidos”. Gore diz: “Não estou certo se entendi bem”. Nesta semana a cena viralizou nas redes sociais.