Ministro lamentou a situação registrada no Distrito Federal, onde um preso infectado contaminou outras 20 pessoas
O ministro da Justiça, Sérgio Moro, falou na tarde desta segunda-feira (13) que reconhece o aumento do contágio do novo coronavírus nos presídios brasileiros, mas que a situação está sob controle. Recentemente, casos confirmados do Covid-19 foram registrados em unidades prisionais dos estados do Pará, Ceará e Distrito Federal.
“Claro que essa situação é pior do que a situação anterior, onde nós não tínhamos registro de nenhum infectado, mas a situação se encontra ainda absolutamente sob controle, tomando os cuidados necessários para que, se forem identificados presos com sintomas ou positivados à infecção, que eles sejam devidamente isolados”, disse o ministro.
Moro falou que o principal plano para conter a disseminação da doença nos presídios é o “isolamento da população carcerária”. O caso confirmado no presídio do Distrito Federal, devido a sua identificação tardia, acabou contaminando outros 20 presos que tiveram contato com o infectado.
O ministro também citou duas medidas preventivas contra a proliferação da doença nas prisões, a primeira é a suspensão das visitas, e a segunda, seguindo recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), é de soltar parte da população carcerária mais vulnerável.
“Acho que é uma recomendação válida em vários aspectos. Em nenhum momento das minhas manifestações eu critiquei a recomendação, apenas a ponderação de que ela não deve ser utilizada para colocar presos perigosos em liberdade”, defendeu Moro.
FONTE: Varela Notícias