Duas agências bancárias do Itaú situadas nos bairros de Paripe e Calçada, em Salvador foram interditas pela Prefeitura na manhã desta quarta-feira, 8, por desrespeitarem as determinações do Decreto Municipal 32.320/2020, que determina que os bancos instalados na capital baiana organizem as filas respeitando a distância mínima de um metro entre os clientes, tanto os que estão em atendimento como os que aguardam do lado de fora.
“Os bancos precisam prestar os seus serviços com qualidade e segurança à vida e à saúde da população. Não vamos aceitar o descumprimento ao decreto municipal. A organização das filas externas é de exclusiva responsabilidade do banco e eles precisam se adequar”, afirma o secretário da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Sérgio Guanabara.
De acordo com a Prefeitura, a organização dos clientes deve ser feita tanto na parte interna como na parte externa das agências. Para isso, os estabelecimentos podem utilizar sinalização horizontal disciplinadora e demais ferramentas que sejam necessárias. A medida começou a valer na última sexta-feira, 3, com o objetivo de garantir o isolamento social.
Além das interdições por tempo indeterminado, a força-tarefa criada pela Sedur realizou 30 vistorias em agências bancárias, no período da manhã, com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar da Bahia (PM-BA). Desde a segunda-feira, 6, 84 agências bancárias já foram vistoriadas, 31 foram notificadas e duas foram interditadas.
Outras interdições
Desde o dia 18 de março, a força-tarefa da Prefeitura já realizou 6.004 vistorias em estabelecimentos da capital baiana. Já foram vistoriados 3.442 bares e restaurantes, 532 academias, 495 instituições de ensino, 517 clínicas de estética, salões de beleza e barbearias, 264 templos religiosos, 197 lojas em comércio de rua com área superior a 200 metros quadrados, 92 shoppings e centros comerciais, 28 supermercados, 21 casas de eventos, 20 call centers, 34 obras, 29 barracas, 14 quadras e campos de futebol, três cinemas, três clubes sociais e um parque infantil.
Nesse período, a fiscalização também realizou 382 interdições e cassou o alvará de funcionamento de 63 estabelecimentos. As fiscalizações na cidade continuarão acontecendo diariamente, como modo de assegurar as medidas de isolamento social.
Fonte: A Tarde.