Introdução do ônibus elétrico na RMS está de acordo com a Justiça, garante Agerba

Decisão impedia a realização de pregão eletrônico destinado à contratação de empresa para operar e manter os 20 veículos

Foto: Jamile Amine/bahia.ba
Foto: Jamile Amine/bahia.ba

 

O diretor da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), Carlos Henrique, marcou presença no lançamento do Projeto-piloto Ecológico com entrega de ônibus elétricos para atender a população da Região Metropolitana de Salvador (RMS), nesta segunda-feira (5), em Lauro de Freitas.

Na ocasião, o gestor revelou à imprensa que o governo solucionou os problemas no transporte público da localidade. Há alguns meses, empresas que circulavam na RMS deixaram de operar.

“Algumas empresas tiveram dificuldades em função dos aumentos constantes do óleo diesel e outros insumos e acabaram deixando de operar, mas a Agerba tomou as devidas providências e chamamos as empresas do sistema para que fizéssemos ali tipo um consórcio. As empresas estão dando a devida assistência a população, mas é importante entender que esse projeto-piloto que estamos fazendo hoje com os ônibus elétricos vai nos dar subsídio para que, no próximo processo licitatório, esses ônibus estejam inclusos”, disse.

Ainda durante a coletiva, Carlos Henrique garantiu que a Agerba conseguiu reverter na Justiça a decisão que impedia a realização de pregão eletrônico destinado à contratação de empresa para operar e manter os 20 ônibus elétricos do sistema de transporte metropolitano de Salvador.

“Foi tudo normalizado. Nós licitamos através do pregão eletrônico, que é uma das modalidades mais transparentes que existe hoje no sistema. Simplesmente houve alguns questionamentos por parte de determinadas empresas, mas isso já foi pacificado e o sistema já está funcionando a partir de hoje. Houve um questionamento jurídico, mas a Justiça já deu parecer favorável. A gente fica até triste por esses questionamentos por parte de determinadas empresas, mas entendemos que quem ganha com isso é o cidadão”, concluiu Carlos.

Operação

O Governo do Estado informa que os veículos adquiridos equivalem a 5% (cinco por cento) da frota total do Subsistema Metropolitano a ser renovada. O investimento de R$ 44,7 milhões foi feito através da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) e a regulação da operação será realizada pela Agerba.

Os ônibus elétricos vão ser usados, inicialmente, nas seguintes linhas: Ilha de São João x Terminal Pituaçu e Kartódromo (Praia de Ipitanga) x Terminal Pituaçu. A empresa responsável pelo serviço será a Viação Jequié Cidade Sol, que foi a vencedora do Pregão Eletrônico n° 04/2022.

Os ônibus serão abastecidos em dois terminais de integração com o Metrô, Retiro e Pituaçu, além do Estádio Roberto Santos (Pituaçu), que dispõe de tecnologia para produção de energia solar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *