Sem São João, turismo e varejo podem sofrer novas perdas na Bahia

O cancelamento de festas de São João pelo interior da Bahia vai trazer inúmeras perdas para vários setores da economia do estado. Um dos setores que será afetado será o setor de hotelaria, onde segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-BA), Luciano Lopes o faturamento já está próximo de zero devido à pandemia do coronavírus.

O presidente da Salvador Destination Roberto Duran explica que a festa de São João ainda é uma incógnita por não se sabe o que vai acontecer com o coronavírus até lá. Segundo Duran, o São João não é uma festa onde existe uma grande movimentação turística de fora do estado e sim os próprios baianos que se deslocam para o interior.

“Falar de São João é prematuro. Se você parar para pensar não sabemos se o comércio estará funcionando até lá. A movimentação pode aumentar, o comércio pode abrir com restrição, pode não abrir, então não dá para se ter ideia de nada. Outra questão é que no São João a movimentação turística é interna. De Salvador para o interior e as casas de famílias são mais abrigadas do que as pousadas”, disse.

O consultor econômico da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-BA), Guilherme Dietze, alerta que o cancelamento de festas de São João, também vai causar impacto negativo de 23% nas vendas do varejo. Os segmentos mais afetados, conforme a entidade, são supermercados e vestuário (roupas, calçados, acessórios, entre outros), que não vão poder funcionar na época do ano.

Matéria produzida pelo portal Bahia Econômica

Fonte: A Tarde


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *