O prefeito de Salvador, ACM Neto, suspendeu as aulas das redes municipal e particular da capital baiana e o funcionamento de cinemas e academias, por 15 dias, a partir de quarta-feira (18), como prevenção contra o novo coronavírus. O decreto de novas ações foi assinado e divulgado nesta segunda (16), quando sairá em edição extra do Diário Oficial do Município. [Veja abaixo todas as medidas]
- Coronavírus: o que se sabe sobre o novo vírus
- Veja o que é #FATO ou #FAKE sobre o coronavírus
- Veja perguntas e respostas sobre a doença
Segundo ACM Neto, os donos dos estabelecimentos que descumprirem o decreto podem ser multados ou terem o alvará de funcionamento cassado.
ACM Neto também não descartou outras medidas no futuro, como a determinação do fechamento de bares, restaurantes e shoppings.
“Como informamos na semana passada, podemos tomar novas iniciativas a qualquer momento para prevenir a proliferação do coronavírus na cidade”, reforçou o prefeito.
Veja medidas emergenciais em Salvador:
Prefeito ACM Neto suspende aulas da rede municipal e particular e funcionamento de cinemas e academias por causa do coronavírus — Foto: Cid Vaz/TV Bahia
- Suspensão das aulas das redes pública e privada por 15 dias, a partir de quarta (18);
- Fechamento das academias e cinemas por 15 dias, a partir de quarta (18);
- Fechamento dos parques públicos a partir da quarta (18), por tempo indeterminado;
- Suspensão de férias e licenças de profissionais da Saúde, Guarda Civil Municipal, Sempre, Defesa Civil e Gabinete do Prefeito;
- Trabalho remoto para servidores acima de 65 anos, desde que não desenvolva atividades essenciais e estratégicas;
- Inaugurações sem presença do público;
- Suspensão do recadastramento para aposentados e pensionistas por tempo indeterminado.
“Os aposentados e pensionistas que fizerem aniversário no período de validade desse decreto, não precisarão se recadastrar, fique em casa. Nós não vamos suspender o benefício de ninguém desse ano, está valendo. A gente não quer as pessoas tendo que se mover na cidade. Quanto menos se mover, melhor. Então, está suspensa essa exigência”, divulgou.
No decreto, a prefeitura também decidiu pela suspensão de férias e licenças de profissionais da saúde, Guarda Municipal, Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempes) e Defesa Civil (Codesal) para ficarem de prontidão para atender a população. Outras áreas municipais podem ser suspensas, caso o órgão entenda necessário.
Os funcionários da prefeitura que tiverem mais de 65 anos, exceto aqueles que atuem em serviços essenciais para o funcionamento do serviço público, vão trabalhar à distância. Os secretários e dirigentes estão fora dessa medida.
“Nós vamos estabelecer o trabalho remoto para todos os funcionários, acima de 65 anos, exceto aqueles cujas atividades sejam consideradas essenciais e estratégicas para o funcionamento dos serviços municipais. Então, aqueles cujas ações forem essenciais, continuarão trabalhando presencialmente. Secretários e dirigentes estão excluídos desse decreto”, contou.
No último sábado (14), ACM Neto já havia anunciado outras ações contra o coronavírus, como a proibição, por tempo indeterminado, de qualquer evento ou atividade para mais de 500 pessoas na cidade, que já vale a partir de hoje, e o impedimento de viagens internacionais para servidores da Prefeitura.
Além disso, aqueles colaboradores que estejam retornando de viagens internacionais da Europa, China, Irã ou EUA devem fazer o teste para o coronavírus e permanecer tem isolamento residencial por sete dias.