Irmã Dulce É Canonizada Hoje E Se Torna Primeira Santa Brasileira

Irmã Dulce já é considerada a primeira santa brasileira. Às 5h33 do horário de Brasília, o Papa Francisco leu, no Vaticano, a fórmula da canonização que transforma a baiana em Santa Dulce dos Pobres.

A cerimônia começou com uma missa iniciada na manhã de hoje (13) na Praça de São Pedro, no Vaticano, com a presença de milhares de fiéis. O Papa começou a liturgia e, logo depois, o cardeal Angelo Becciu, prefeito da Congregação das Causas dos Santos, fez o pedido formal para que Irmã Dulce e outros quatro beatos fossem considerados santos.

O cardeal Becciu leu uma pequena biografia de cada um e depois, o pontífice os declarou santos – Irmã Dulce foi o quarto dos cinco nomes a ser proferido. Além da baiana, também foram canonizados: o britânico John Henry Newman (1801-1890), a italiana Giuseppina Vannini (1859 -1911), a indiana Mariam Thresia Chiramel Mankidiyan (1876 -1926) e a suíça Marguerite Bays (1876 -1926).

Em salvador, o Santuário de Irmã Dulce também mudou de nome após a canonização. Agora, ele passa a se chamar Santuário Santa Dulce dos Pobres. Durante a missa deste domingo (13), o local ficou lotado de fiéis, que acompanharam a cerimônia no Vaticano por um telão instalado no local.

Transmissão da canonização pela Santa Dulce dos Pobres no santuário que fica na Osid, em Salvador
De Salvador para o Mundo!
O Papa Francisco celebra a missa de canonização na Praça de São Pedro, no Vaticano, neste domingo (13)

O Papa Francisco celebra a missa de canonização na Praça de São Pedro, no Vaticano, neste domingo (13) (Foto: Alberto Pizzoli/AFP)

Começa agora mais uma reprise da transmissão da TV Globo da missa de canonização de Irmã Dulce. ASSISTA NO VÍDEO ACIMA.Há 8 minutos

Em Salvador, o Santuário de Irmã Dulce também mudou de nome após a canonização. Agora, ele passa a se chamar Santuário Santa Dulce dos Pobres. Durante a missa deste domingo (13), o local ficou lotado de fiéis, que acompanharam a cerimônia no Vaticano por um telão instalado no local.

Transmissão da canonização pela Santa Dulce dos Pobres no santuário que fica na Osid, em Salvador

Transmissão da canonização pela Santa Dulce dos Pobres no santuário que fica na Osid, em Salvador (Foto: Alan Tiago Alves/G1)Há 24 minutosCONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Eu comecei a trabalhar de técnica de enfermagem quando eu conheci Irmã Dulce, em 1987, no hospital de geriatria. Eu também a via sempre na região de São Joaquim e era isso que me dava força para ajudar as pessoas. Era lindo como ela tratava os doentes, beijava todos e cuidava de todos”, afirmou Gildete Brasil, de 75 anos

Gildete Brasil, 75 anos, acompanhou a cerimônia de canonização de Irma Dulce no santuário em Salvador

Gildete Brasil, 75 anos, acompanhou a cerimônia de canonização de Irma Dulce no santuário em Salvador (Foto: Alan Tiago Alves/ G1)Há 30 minutos

Após a canonização de Irmã Dulce, dezenas de fiéis participaram da missa de criação da Paróquia Santa Dulce dos Pobres – a primeira dedicada à santa no mundo – no bairro do Saboeiro, em Salvador, na manhã deste domingo (13).

Fiéis acompanharam leitura de decreto que define paróquia como oficial de Irmã Dulce em Salvador

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *