GP do Japão: Ferrari surpreende, desbanca Mercedes e garante primeira fila com pole de Vettel

Apesar de Mercedes dominar treinos livres em Suzuka, Scuderia contraria expectativas na noite deste sábado; Mercedes larga da segunda fila, com Bottas em terceiro e, Hamilton, em quarto

Os dois primeiros treinos livres para o GP do Japão indicavam um passeio da Mercedes. Mas parece que que os ventos fortes que atingiram o circuito de Suzuka varreram o favoritismo alemão. A Ferrari contrariou as expectativas e garantiu a primeira fila na manhã deste domingo (horário local), com pole position de Sebastian Vettel.

Atrás de Charles Leclerc, à Mercedes coube a segunda fila. Valtteri Bottas, que foi o homem mais veloz nos treinos livres, ficou com o terceiro posto no grid de largada. Lewis Hamilton foi mais discreto e vai partir da quarta colocação. A terceira fila ficou para a RBR, que teve ambos os pilotos com o mesmo tempo. E para coroar o ano de recuperação da McLaren, a quarta fila para os carros laranjas.

Os três primeiros na classificação do GP do Japão de 2019 — Foto: Will Taylor-Medhurst/Getty Images

O que falaram os três primeiros:

Vettel, o pole:

– As condições eram diferentes do que tínhamos nesta sexta-feira. Eu me diverti bastante, mas apenas uma parte do trabalho foi feita. Estamos de olho nesta tarde.

Leclerc, o segundo colocado:

– O Seb fez uma volta incrível e merece estar na pole hoje. Ele foi muito rápido, então parabéns para ele. Ficamos surpresos, mas felizes de estarmos na primeira fila, mas é a corrida que vale.

Bottas, o terceiro:

– Parecíamos bem, mas eles são muito rápidos nas retas. Estamos tentando tudo que podemos para passar à frente. Não tem nada perdido ainda.

O que você precisa saber?

– O GP do Japão começou bem para a escuderia, que teve pole e recorde de pista, além de igualar o recorde de 64 primeiras filas.
– Essa é a 57ª pole da carreira de Vettel, a quinta em Suzuka e a segunda no ano. A última vez que o alemão largou do primeiro lugar foi no Canadá.

Saiba como foi o treino:

Q1 – 18 minutos de duração e cinco pilotos eliminados

Duplas da Ferrari e McLaren deixam os boxes com pneus duros, numa provável tentativa de entender os compostos, já que o terceiro treino livre foi cancelado. Mas não tardou para que o Q1 fosse interrompido com bandeira vermelha após Robert Kubica errar sozinho e bater na reta principal, com três minutos de treino. Fica a dúvida se a equipe, já limitada em peças, conseguir consertar o carro há tempo para a corrida.

Não demorou muito para que outro acidente acontecesse. No mesmo lugar, Kevin Magnussen perdeu a traseira do carro e bateu no muro. Mas apesar dos danos no carro, o dinamarquês da Haas conseguiu dar ré e levar o carro até os boxes.

Passadas as batidas, coube a Leclerc anotar o tempo mais rápido da primeira parte do treino, com 1m28s405 (marca bem acima do melhor tempo do fim de semana, de Bottas, com 1m27s785). Hamilton foi o segundo, a 0s330, Verstappen em terceiro, a 0s359.

ELIMINADOS:

16º – Daniel Ricciardo
17º – Sergio Pérez
18º – George Russell
19º – Kevin Magnussen
20º – Robert Kubica

Q1. — Foto: Q1.

Q1. — Foto: Q1.

Q2 – 15 minutos de duração e cinco pilotos eliminados

Diferentemente do Q1, na segunda parte da classificação, todos os pilotos já foram para a pista de pneus macios. E de cara as Ferraris anotaram os dois melhores tempos, que não durou muito, já que Lewis Hamilton em seguida se tornou o homem mais rápido do Q2, com 1m27s826. E no apagar das luzes, já com o cronômetro zerado, Valtteri Bottas superou o companheiro ao cravar 1m27s688.

Destaque para o excelente terceiro lugar de Alexander Albon e para o nono lugar de Pierre Gasly, que têm motivação extra neste fim de semana, já que a corrida é na casa da Honda. Vale lembrar que Gasly só participou de um treino no fim de semana por ter cedido o carro no primeiro treino livre para o japonês, e piloto Honda, Naoki Yamamoto.

ELIMINADOS:

11º Antonio Giovinazzi
12º Lance Stroll
13º Kimi Raikkonen
14º Daniil Kvyat
15º Nico Hulkenberg

Q2. — Foto: Q2.

Q2. — Foto: Q2.

Q3 – 12 minutos de duração e disputa pela pole

Mercedes e Ferrari correram para a pista assim que bandeira ficou verde. E na primeira tentativa de volta rápida, deu Vettel (1m27s212( e por uma boa vantagem, já que o alemão foi 0s3 mais veloz que o segundo colocado, o companheiro Leclerc. Na segunda tentativa, Leclerc bem que tentou, chegou a fazer o melhor primeiro setor, mas não consegui superar o tempo do companheiro. Para piorar, Vettel baixou mais ainda seu tempo, que caiu para 1m27s064.

A dupla da Mercedes acabou relegada para a segunda fila, com Bottas em terceiro e, Hamilton, em quarto. Situação inusitada para a RBR, que garantiu a terceira fila com os pilotos empatados com o mesmo tempo. Contudo, Verstappen larga à frente por ter cruzado a linha primeiro.

Q3. — Foto: Q3.

Q3. — Foto: Q3.

Arte horários GP do Japão — Foto: Editoria de arte

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *